quarta-feira, 9 de março de 2011

Show de Messi




Barcelona x Arsenal já virou sinônimo de jogão. Partida do Barça já virou sinônimo de golaço de Lionel Messi. Não deu outra nesta terça-feira: o time catalão venceu os Gunners por 3 a 1 no Camp Nou em dia inspirado do argentino e se classificou para as quartas de final da Liga dos Campeões.
Na temporada passada, a equipe de Pep Guardiola eliminou os ingleses nas quartas, quando Messi fez quatro gols na partida decisiva. Nesta terça, o camisa 10 marcou dois, com direito a um golaço dando chapéu no goleiro para abrir o placar e um de pênalti. Xavi fez o outro do Barça, e Busquets, que jogou improvisado na zaga, fez contra. Os espanhóis só não marcaram mais por causa da boa atuação do goleiro Almunia, que salvou vários ataques dos donos da casa.
No jogo de ida, o Arsenal venceu por 2 a 1 com virada nos minutos finais. No Camp Nou, os donos da casa saíram na frente, mas deixaram os Gunners empatarem no início do segundo tempo. O time de Arsene Wenger terá motivos para reclamar: Van Persie foi expulso logo depois do empate por continuar um lance após apito de impedimento (já tinha um amarelo). Eliminado nas oitavas pela primeira vez desde 2006/2007, o Arsenal perde a chance de ser campeão europeu em casa: a final será dia 28 de maio em Wembley.
O sorteio dos confrontos das quartas de final será feito no dia 18 na sede da Uefa. Também nesta terça, o Shakhtar Donetsk eliminou o Roma e avançou. Nesta quarta, mais duas partidas decisivas: Tottenham x Milan (vitória inglesa por 1 a 0 na ida) e Schalke x Valencia (1 a 1 na Espanha). Na próxima semana, os últimos confrontos das oitavas: Manchester United x Olympique de Marselha (0 a 0 no primeiro), Bayern de Munique x Inter de Milão (alemães fizeram 1 a 0 fora), Real Madrid x Lyon (1 a 1 na ida) e Chelsea x Copenhague (Blues venceram por 2 a 0).
Arsenal de cabeça quente, golaço de Messi
Sem Piqué e Puyol, Guardiola escalou Abidal e Busquets improvisados na zaga. As laterais eram brasileiras: Daniel Alves e Adriano. No lado inglês, Wenger entrou com Van Persie e Fábregas, recuperados de lesões. O Arsenal perdeu o goleiro Szczesny logo aos 17 do primeiro tempo, quando o camisa 53 sentiu dores nos dedos da mão esquerda após defender falta cobrada por Daniel Alves. O espanhol Almunia entrou em campo.
As principais chances criadas pelo Barça, que dominou a etapa inicial, saíam dos pés de Messi em boas arrancadas. Aos 35, Adriano quase abriu o placar: o brasileiro recebeu de Xavi após linda jogada de Iniesta e chutou na trave.
Os ânimos estavam quentes no lado do Arsenal. Muito nervoso, Van Persie deu um empurrão no rosto de Daniel Alves e levou amarelo. Foi o quarto cartão dos Gunners na partida, já que Sagna, Koscielny e Wilshere também haviam sido punidos antes.
Preocupado em jogar futebol, Messi fez o que mais sabe: golaço. Aos 49, Iniesta deu bom passe para o argentino, que entrou na área, deu um chapéu humilhante em Almunia com um leve toque e bateu para o fundo da rede.
Expulsão de Van Persie decide a partida
Na etapa final, o Arsenal conseguiu empatar logo no sétimo minuto, com ajuda do rival. Nasri cobrou escanteio da direita, a bola passou por Diaby, Busquets cabeceou contra o gol de Victor Valdés e fez contra: 1 a 1.
Três minutos depois, o árbitro Massimo Busacca expulsou Van Persie em lance polêmica. O holandês foi lançado entre a zaga e chutou para fora, mas estava impedido. Como deu sequência ao lance após o apito, o camisa 10 dos Gunners levou o segundo amarelo, gerando revolta entre os jogadores e comissão técnica do time londrino.
Com um a mais em campo, o Barça passou a pressionar. David Villa tentou primeiro, mas parou nas mãos de Almunia. Em seguida, Daniel Alves recebeu dentro da área e bateu forte, por cima. Depois, o brasileiro cruzou e o goleiro espanhol evitou a conclusão de Villa dentro da pequena área.
A pressão continuou e deu resultado. Aos 23, Iniesta entrou pelo meio, tocou para Villa, que rolou de primeira para Xavi. O meia invadiu a área e tocou sem defesa para Almunia: 2 a 1, resultado que levava a partida para a prorrogação. Dois minutos depois, Pedro recebeu de Xavi na área e foi derrubado. Pênalti. Messi cobrou com muita categoria - Almunia mal se mexeu, acertou o canto esquerdo e fez 3 a 1, garantindo a classificação aos 26.
A torcida do Barça sofreu aos 42. Adriano errou na frente da zaga, Wilshere roubou a bola e lançou Bendtner na área, mas Victor Valdés conseguiu cortar o chute na hora certa. Um gol representaria a eliminação do time catalão e a vaga nas mãos do Arsenal.